Aprenda a falar Árabe Coloquial com caracteres ocidentais

Nota do Autor


Este livro é a expressão de uma veemente esperança de propiciar, a todos os que desejam transpor as barreiras de linguagem entre árabes e brasileiros, uma oportunidade para fazê-lo. Ao tê-lo em mãos, por exemplo, qualquer pessoa que fale o português poderá em países árabes, comunicar-se sem constrangimento, pois o método aqui desenvolvido é simples e eficaz.


Há anos radicados no Brasil, originários da Cidade de Êbel Sáki, no Sul do Líbano, meus irmãos e eu tivemos a alegria de ver nossos queridos pais virem se juntar a nós nesta terra tão hospitaleira. Nessa ocasião, senti a necessidade premente de ensinar o idioma a todos os membros da família, formando assim, um pequeno grupo de estudo se tornasse uma classe. Gradativamente, fui aperfeiçoado o método de ensino e, simultaneamente, mais pessoas, nem sempre de origem árabe, interessaram-se em aprender a língua. Assim sendo, resolvi oficializar o curso do idioma árabe, que ministrei por anos ininterruptos.


A insistência dos amigos e alunos para que eu transformasse o curso, já totalmente apostilado, em livro, foi tomando forma em minha mente. E, à medida em que via pessoas de cidades próximas a Bauru e, depois dos mais diversos pontos do país, procurando o conhecimento, conscientizava-me de quão útil seria um livro, ao mesmo tempo prático e abrangente, que auxiliasse os que quisessem aprender a falar o árabe coloquial. Decidi-me, portanto, e enveredei nesta missão, para mim extremamente gratificante, de estender a possibilidade de conhecer este idioma, tão difundido mundialmente, a todo aquele que se dedicasse a esse aprendizado.


Anos de pesquisa resultaram num dicionário diferente dos demais, cuja estrutura que consiste em Tempo Imperativo (ou seja: Tempo Presente), Tempo Passado, Singular e Plural, facilita o intercâmbio entre os dois idiomas - Português e Árabe. Neste método, utilizei o árabe coloquial, falado corretamente por libaneses, sírios e demais povos de língua árabe. Assim como há diversos sotaques no Brasil, que variam de região para região, também encontramos sotaques nos países árabes, até de uma cidade para outra, mesmo sendo vizinhas, o que não prejudica, em absoluto, a compreensão da língua para todo e qualquer ouvinte que fale o árabe.


Trabalhei neste livro com caracteres ocidentais, para que o leitor possa vir a pronunciar corretamente cada palavra. Obviamente, por haver muitos fonemas específicos, o estudante poderá encontrar pequenas dúvidas, que poderão ser drimidas através de acurada atenção e também ao ouvir os que já conhecem o idioma.


Meu objetivo é divulgar a língua coloquial. Neste sentido, é importante frisar que eventuais lacunas são intencionais, para que o aluno não se detenha em detalhes que, num primeiro momento de aprendizado, não são necessários, além de tornarem-se obstáculos para a assimilação de uma linguagem e, porque não, de toda uma cultura.


Sinceros agradecimentos as Sr. Charles Lotfi, presidente da Federação Nacional de Entidades Líbano-Brasileiras, aos presidentes e diretores do Clube Monte Líbano de Bauru e seu presidente de honra, Hecmet Farha, a meus colaboradores, às jornalistas Bahiji Haje e Renée A. N. Nassarala, assim como todos que colaboraram nesta tarefa e que permitiram sua realização.

Que todos os que se interessarem possam aprender, como este livro, a maneira popular árabe de se expressar, encerra todo o meu anseio e traduz minhas maiores expectativas de realização.

Livro Árabe Coloquial - Todos os Direitos Reservados . Contato: said@csaid.com.br
aprender árabe, falar árabe, ler árabe, língua árabe, idioma árabe, escrever árabe, dicionario árabe, método sem professor, árabe coloquial, aprender árabe fácil, aprenda rápido, linguá Árabe, livro, cd, Video Aula Árabe, estudar Árabe, Chafic Elia Said , Alfabeto Árabe.